terça-feira, 26 de março de 2013

Dias 2, 3, 4, 5, 6#

Vamos lá actualizar isto. Tenho tentado portar-me bem. Nem sempre é fácil. Por exemplo, no fim-de-semana comi um gelado e umas mini-pizzas (shame on me!). Mas pronto, está feito e não vale a pena continuar a pensar nos erros. Tenho bebido o meu litrinho de água por dia e continuo com a redução das porções. E comecei com uns exercícios. Sempre que este tempo maravilhoso permite tenho feito caminhadas de +/- 45min, aos quais junto umas sessões de exercícios localizados. As rotinas que tenho feito são de umas meninas do youtube as Tone it up. Basicamente andei 2 dias em que só mexia os olhos e pouco mais. Daqui a 2 dias será a 1ª pesagem... preciso de motivação!!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia 1#

Ontem foi o meu 1º dia, nesta nova etapa. Decidi começar pela alimentação. Em vez de fazer 3 refeições diárias como fazia habitualmente (e chegava ao almoço e ao jantar e comia mais do que devia)  resolvi fazer uns lanches pelo meio e reduzir na dose das principais refeições. Está mais que sabido que se devem fazer 6 refeições por dia. O meu problema não é falta de informação, mas falta de vontade, preguicite aguda. E é isso que eu quero mudar. Também comecei a beber 1l de água por dia. O ideal seria beber 1,5l a 2l, mas como eu não bebia água nenhuma, decidi ir aos poucos. Na água misturo uma tampinha de SOS Detox da Yves Rocher. É um programa de 10 dias para ajudar a eliminar toxinas do organismo. Aqui fica o que eu comi no 1º dia:

Pequeno-almoço: 200ml leite + meia torrada c/ planta soja
Lanche da manhã: 4 bolachas maria + maçã
Almoço: 3 conchas de sopa + (prato sobremesa)* arroz de pato + maçã
Lanche tarde: iogurte + maçã
Jantar: 3 conchas de sopa + dourada grelhada + 1 batata + couves cozidas + morangos

* Utilizei o prato de sobremesa para reduzir a quantidade de comida. Não vale repetir!

Olhando agora para o que eu comi, reparei que comi basicamente a mesma fruta ao longo do dia. Tenho que começar a variar.

E pronto, foi basicamente isto. Conclusão: não senti fome. Mas também não até que ponto estou a fazer isto bem, ou estou a asneira da grossa. Quando fizer a 1ª pesagem logo vejo os resultados.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Aqui vou eu...

23 anos. 75,7kg. Uma pessoa nunca sabe bem como chega a um estado destes. Ou melhor, eu sei como cheguei a este ponto! Vida monótona, trabalho sedentário, relação estável e muita preguiça à mistura. Na alimentação o meu único problema são as porções (como mais do que devia) mas tenho cuidado com o que como (não como carnes vermelhas, raramente como fritos, chocolate só o chocolate preto, como saladas e sopas todos os dias). E pronto, quando damos por ela passaram-se 5 anos e temos mais 15kg em cima.
O que me fez acordar para a vida? Um rastreio nutricional que fizeram no meu local de trabalho. Aqui ficam os dados desse mesmo rastreio:

Idade: 23 anos
Altura: 1,67m
Peso: 75,7kg
IMC: 27,14 (É considerado excesso de peso. Um IMC normal varia entre 18,5 e 24,9)
Percentagem de massa gorda: 39,8% = 30,1kg
Percentagem de massa hídrica: 43,1% (quantidade de água no corpo. O mínimo é 45%. Eu tenho muita dificuldade em beber água no inverno)
Massa muscular: 43,3 kg
Metabolismo basal: 1453cal (calorias que o corpo precisa para funcionar em repouso)
Idade metabólica: 50 anos
Massa óssea: 2,3kg
Índice de gordura visceral: 5 (Quantidade de gordura à volta dos órgãos. Este índice varia numa escala de 1 a 12)

O que mais me assustou foi a minha idade metabólica. A sério?! 50 anos?! Eu por dentro tenho 50 anos?! Então quando tiver 50 anos, tenho o quê?! 150?! Fiquei parva e extremamente envergonhada, porque nesse mesmo rastreio um senhor de 81 anos tem uma idade metabólica de 38 anos! Foi uma chapada sem mão! Este senhor é um exemplo! 81 anos, uma energia imensa e a saúde de um jovem! Acho que foi este sentimento de vergonha que me fez reagir, querer sair deste estado de acomodação e querer voltar ao que era à 5anos atrás.

Este deve ser mais um blog entre os 5 mil milhões de blogs de dietas, exercícios e reeducação alimentar que existem. Mas será o meu cantinho, o diário da minha luta, da minha evolução. Para que, futuramente, eu não me esqueça do que eu fui hoje: uma mulher de 23 anos, com excesso de peso que decidiu mudar de vida!